Qual é a forma da Terra?

- Como é que tu achas que eles descobriram que a terra é redonda?  - pergunto.

Bom, pensando bem, os meus advogados aconselham-me a começar por dizer que as perguntas mais curiosas saem daquela boca – e curiosas é o melhor adjectivo mesmo. Exemplos: porque é que há objectos leves que se afundam e objectos pesados que flutuam? Já sei que a terra roda sobre si própria, mas o que é que a faz rodar? Na sequência desta – e de outras idênticas – o tio Gonçalo aconselhou um livro do Isaac Asimov, Guia da Terra e do Espaço, que se desenvolve em ritmo de pergunta/resposta, começando por “Qual é a forma da Terra?” Ao que ele respondeu:”Isso é fácil: a Terra é redonda.”

- E como é que sabes isso?

- Porque vi nos livros.

E foi assim que chegámos àquela pergunta.

- Porque os astronautas viram. Só que primeiro tiveram de inventar o foguetão…

- E se eu te disser que descobriram isso antes de inventar o foguetão, antes até de se inventar o avião? Para falar a verdade só precisaram da matemática...

- Mas a matemática é só números e formas… Oh, pois as formas, já percebi…

Tive toda a sua atenção. E fui traduzindo o livro para palavras mais simples: que a superfície da Terra é irregular mas que não há sítio nenhum onde se suba sem voltar a descer ou vice-versa, por isso podemos imaginar um valor plano, na média. Que quando olhamos, abstraindo-nos dessas irregularidades vemos a terra como plana e que foi isso que os homens fizeram durante muito tempo. Mas que se formos para o mar e perdermos o horizonte, começamos a ver terra pelo ponto mais alto, mesmo que esteja um pouco mais longe, e não pelo ponto mais próximo. Que isso é assim porque essa terra que vemos está mais baixa do que nós por causa da curvatura da terra, em todas as direcções e que quando nos vamos chegando mais perto é como se descêssemos pela curvatura e a terra subisse das águas. Expliquei que o primeiro a sugerir que a Terra era redonda tinha sido Pitágoras, cerca de 500 anos antes de Cristo…

- Então ele aparece na Bíblia? No Antigo Testamento?

- Não querido, não aparece.

- Então porquê?

- Porque a Bíblia é mais sobre Deus e Pitágoras pensava sobretudo na matemática.

- Isso não é assim, porque olha que Deus tem muita matemática escondida…

- Pois, filho, para falar a verdade também era isso que o Pitágoras dizia.

Fechei o livro e vim-me deitar.

publicado por Nuno Cardoso Dias às 10:40 | link do post | comentar